Esses são os cinco ministérios na obra de Deus: Apostolado, Profético, Evangelismo, Pastoreamento e Ensino. 

      Embora muitos usem o texto em Efésios 4:11-13 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, como pretexto para oficializarem seu cargo, titulo ou posição, Paulo está mais preocupado em mostrá-los como dons que foram dados por Cristo para a edificação da Igreja.

             Esses dons foram dados para preparar, treinar, servir, ensinar, abençoar, equipar e investir na vida dos membros, ativando cada um para ser um instrumento de edificação de todo o corpo.

         Fomos criados à imagem e semelhança do nosso Senhor e, desta forma, somos chamados também para fluirmos plenamente nesses dons e edificarmos a obra.
         Mesmo que você tenha uma vocação maior em um desses ministérios, você pode atuar em todos eles em alguma medida. Logicamente reconheço o meu chamado específico, mas certamente nada me impede de cumprir o propósito de Deus naquilo que o corpo necessite.

         A palavra apóstolo é usada frequentemente para determinar o titulo mais alto da liderança dentro da Igreja. Para alguns, ser apóstolo significa ter poder, glória e grande reconhecimento. A palavra Apóstolo significa “aquele que é enviado”. O apóstolo tem uma posição semelhante a de um embaixador ou representante.
         O Profeta é aquele que aponta a direção, mediante a palavra de Deus no seu espírito. Apontar a direção não quer dizer escolher elas pessoas, tomar decisões pelos irmãos. Apontar a direção é mostrar o caminha, direcionar pela palavra e pela intuição no homem interior. Toda profecia é dada por revelação do Espirito Santo no espírito humano. A profecia vem para confirmar a vontade de Deus em nosso coração.

         O evangelista possui uma unção de Deus para ganhar vidas. Ele consegue se conectar a outras pessoas com a facilidade e, de forma simples, mas poderosa, expor as boas novas de Jesus. O evangelista muitas vezes libera o fluir de Deus através dos dons de cura, sinais e maravilhas. Através deles, muitas vezes o ambiente é liberado com fé para salvação.

         O pastor, podemos afirmar que é um apascentador. É aquele que guia o rebanho e o protege. Através do seu amor o pastor nutre, corrige, ensina e conduz suas ovelhas para o amadurecimento espiritual. Deus é quem levante e capacita o corpo para essa função tão fundamental.

         O mestre recebe da parte de Deus uma graça para transmitir e ensinar a palavra de Deus de forma revelada, viva e eficaz. Esse ensino não é apenas a letra, a teoria, mas é cheio de realidade prática. Por isso ele procede do espírito. Assim, o mestre recebe autoridade de Deus para ensinar o corpo de Cristo, a conhecer e viver a palavra de forma clara e perfeita. O verdadeiro ensino não é meramente mental, mas espiritual. Quem recebe esse encargo, é capacitado divinamente para entender e explicar de forma revelada a palavra de Deus.


Deixe um comentário