Hoje eu tive a felicidade de estudar sobre a vida de Saulo de Tarso. Uma história incrível e interessante. O cara foi ao sumo sacerdote pedir uma carta para que fosse a Damasco e todos que ele encontrasse ali falando de Deus ele trouxesse preso, sendo homens ou mulheres. De repente quando ele estava próximo a Damasco uma luz vinda do céu brilhou ao seu redor e ele caiu assustado, e uma voz disse: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?” Atos 9:4, e Jesus disse que ele entrasse na cidade, pois um homem iria dizer o que ele tinha que fazer. Após isso, Saulo levantou-se do chão e abrindo os olhos não conseguiu enxergar mais nada, e os homens que estavam em viagem com ele o levaram pelo braço até a cidade. 

Naquela cidade tinha um homem chamado Ananias que Jesus já tinha aparecido a ele em uma visão dizendo que ele fosse a casa onde Saulo estava hospedado, e Ananias disse ao Senhor, eu tenho ouvido muita coisa a respeito deste homem e de todo o mal que ele tem feito. Ele veio com a autorização dos sacerdotes para prender os teus servos, mas o Senhor tinha um plano para vida de Saulo, e este seria levar a palavra de Deus para os gentios, reis e o povo de Israel, e o Senhor precisava mostra-lo como é sofrer pelo evangelho, e pelo seu nome.

Logo após Ananias falar com o Senhor e o Senhor falar com ele o que iria fazer na vida de Saulo, ele entrou o orou por Saulo dizendo: Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo".  Atos 9:17 . Então, no mesmo instante algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente, e quando levantou foi batizado.

Trazendo para os dias atuais, Saulo tinha um problema, a cegueira, mas este problema não era físico, era espiritual, era preciso que isso acontecesse para que ele pudesse conhecer o poder de Deus, e o propósito de Deus pra vida dele. Quantas pessoas têm sido perseguidas, por proferir sua fé, ou porque os costumes daquele lugar não permite que nenhuma pessoa adore outro a não ser o “deus” que eles adoram. 

Conheço a história de um cara chamado Mohamed, ele é do Sudão do Sul, se vocês não sabem é um dos países com maior perseguição religiosa do mundo, e este rapaz era conhecido como missionário do Islam, ou seja, ele pregava para que os cristãos se convertessem ao islamismo. Certo dia ele foi enviado para o Sudão do Norte para que ele fosse fazer sua “Cruzada Evangelística” a fim de trazer vários para a sua religião. No Sudão, não é pecado ser cristão, o pecado é abandonar o Islamismo. E este rapaz para viajou e ficou hospedado em um hotel simples, e lá começou a pensar como poderia fazer para falar com os cristãos, então ele pensou, para pregar para eles eu preciso entender como eles são, para então falar de “Alá” para eles. Então a forma que ele encontrou foi ler a Bíblia. E ele passou 3 semanas lendo para “Entender” os cristãos, não sabia ele que isso iria mudar a vida dele completamente. Num determinado dia, o espirito santo apareceu para ele e aquilo mudou a vida dele, então naquele mesmo dia ele sozinho em seu quarto entregou sua vida a Jesus. Depois que aconteceu isso, ele voltou pra casa e falou com seu pai que era o “pastor” e disse: Pai, alá apareceu a mim e disse que não existe outro Deus igual a ele, e que não devemos adorar a outros. E o seu pai disse para Ele, isso é um absurdo, você é uma criança e não entende nada disso, como alá apareceu a você que é tão jovem e nunca apareceu a mim. E daquele dia em diante o pai negou que ele era seu filho, e o expulsou de casa. Então ele começou a procurar onde poderia ficar só que nos costumes do país, quando você é expulso de casa, você não pode ir para casa de ninguém, porque se não aquela casa ficará debaixo de uma maldição e você estará acobertando uma pessoa que abandonou a sua fé, e isso é crime. Então procurou Igrejas e os pastores não queriam aceita-lo. Então ele passou a morar na rua, e passou lá três anos. Após todo este tempo um pastor apareceu para ele e perguntou por que ele estava ali, e Mohamed falou que ninguém queria aceita-lo porque agora ele era cristão, e o pastor não só o aceitou, o levou para morar com ele e deu sua filha para ele em casamento. Pra honra e glória do Senhor Jesus, este rapaz hoje é conhecido por todo Sudão como o homem que leva a palavra de Deus e não abandona sua fé. Ele já foi espancado, já viu toda a sua família ser molestada na sua frente e não abandonou. Num determinado dia, um pastor amigo dele estava lá, e nesse dia ele tinha sido espancado, e foi encontrar este pastor todo cheio de sangue, e o pastor disse pra ele, você vai embora comigo agora para o Brasil, e o jovem disse: “Jesus morreu por mim numa cruz, e isso que aconteceu comigo não chega nem perto do que ele fez, não vou sair daqui, pois se Ele morreu, eu não posso fazer nada menos que isso por Ele, se estou aqui, é porque existe um propósito pra isso, e enquanto não se cumprir ficarei aqui”.


Minha oração é que você não precise passar pelo que Saulo passou, para entender o chamado de Deus pra sua vida. Embora ele perseguisse os cristãos, o Senhor tinha um propósito para Ele. Será que se ele não fosse assim, o Senhor faria tudo isso? Pode ser que sim, ou não, mas o que eu entendo é que ele precisava passar pela enfermidade para entender o chamado dele. Ore, e peça que Deus te ajude a identificar o seu propósito, o seu chamado, e que através dele, você possa ser usado, e que muitos venham para o Senhor através da tua vida.


Deixe um comentário